Caldeirada de Bifanas

As caldeiradas são pratos tradicionais do norte de Espanha e Portugal, preparada antigamente pelos pescadores com os peixes que ficavam presos nas redes e não servia para vender. Os restantes ingredientes era o que avia por ali a mão, batatas, alhos, cebolas, azeite louro e pimentos vermelhos. hoje em dia são mais bem elaboradas, na qual se adicionaram algumas especiarias, consoante a região e os seus costumes  Vou sugerir que troquem os peixes por bifanas ( bifes de porco cortado ligeiramente mais finas), verão que o resultado sera excelente.


Ingredientes
2 kg de bifanas
1 1/2 kg de batatas
2 tomates bem maduros
3 cebolas
4 dentes de alho
1 pimento vermelho
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
1 colher (das de café) de colorau
1 colher (das de café) de açafrão
1 copo de vinho branco
azeite
sal grosso
piripiri a gosto 


Preparação
Corte as batatas e as cebolas as rodelas, os alhos laminados, o pimento as tiras e os tomates triturados, reserve. Num tacho largo ponha no fundo uma camada de cebolas, e vá pondo os ingredientes por camadas na seguinte ordem; batatas, bifanas, alhos, pimento, tomate, colorau, açafrão, sal e piripiri, repita  ate acabar os ingredientes, por cima de tudo ponha o ramo de salsa e o louro, regue com azeite e o copo de  vinho branco mais outro copo de água.
Deixe levantar fervura destapado, quando estiver a ferver reduza para minimo e deixe cozer tapado + ou - 1/2 hora. Retire a salsa e o louro e sirva numa travessa.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares