Polvo frito com Arroz de polvo



Vamos para região de Trás–os-Montes de Portugal. Ai por essas zonas usasse muito o polvo frito, não sei bem como esta receita veio parar as minhas mãos, o certo e que a tenho e resolvi. fazê-la, com as pontas e o resto do corpo resolvi fazer um arrozinho, que por ai também é muito popular. Convém saber que o Polvo depois de bem lavado, para se lhe tirar a areia e a gosma deve-se bater bem numa pedra ( que pode ser a banca da cozinha), até largar a gosma, pode inclusive bater com um maço ou rolo de cozinha. Em seguida esfrega-se bem com sal e limão, lave novamente em água fresca. Tempera-se com sal e limão e este pronto para o fim que destinar.
Ingredientes: Polvo frito
1 polvo de 1,5 kg( + o u - )
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 copo grande de vinho branco
farinha de trigo
farinha de pão ( pão ralado )
3 ovos
azeite para fritar

Preparação
Coza o polvo até ficar macio. Corte-o depois aos pedaços os tentáculos ( o corpo e as pontas reserve para o arroz ) tanto quanto possível do mesmo tamanho. Ponha num recipiente fundo e tempere com sal, alhos esborrachados, louro cortado sem o veio interior, salsa cortada e vinho branco. Tape o recipiente e deixe marinar por 4 ou 5 horas. Escorra bem os pedaços de polvo, passe por farinha, depois por ovos batidos e finalmente por pão ralado. Frite em bastante azeite. Escorra o excesso de gordura sobre folhas de papel absorvente.

Ingredientes: Arroz de polvo
Resto do polvo ( se quiser fazer só o arroz use um polvo médio )
500 gramas de arroz
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cebola grande
Azeite
Pimenta
Sal

Preparação
Numa panela de ir ao forno com um pouco de azeite, faz-se um refogado com a cebola, os alhos picados e folha de louro sem veio, logo que esteja bem loiro acrescenta-se-lhe um litro de água para obter uma boa calda. Retira-se o louro e deita-se-lhe o polvo já cortado aos pedaços pequenos, deixe levantar fervura e deita-se o arroz, tempera-se de sal e pimenta e deixe a ferver durante 10 minutos, tapa-se e põe-se no forno (180 graus ) até acabar de cozer.

Acompanhamento
Querendo pode ainda fazer uns grelos salteados ( Receita 14/04/2010 )para acompanhar.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares