Salada de frutas

Nestes últimos dias andei a falar de Saladas, e se continua-se teria tema A papara muito tempo. Mas com estes exemplos de que dei, de que as Saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores contrastantes e geralmente frias. Mas e a origem da palavra salada? De onde vem? “a palavra salada vem do latim, significado para o termo salgado, referindo o tempero-sal de cozinha que pode ser o único elemento extra desta combinação”. Mas o que convém saber e que existem dois tipos básicos de saladas:

As saladas à base de vegetais crus, normalmente com folhas verdes, por exemplo, alface, agrião, chicória, tomate, rabanetes, pepino, etc., podendo levar ainda nozes ou outras frutas secas e temperadas com um molho à base de azeite (ou outro óleo) e vinagre ou sumo de limão; 

As saladas à base de batatas cozidas (por vezes arroz e massas alimentícias), misturadas com outros vegetais crus, por vezes com pequenos pedaços de carne (fiambre ou peixe) e temperadas com um molho de maionese ou equivalentes.

É por certo que em muitos países as saladas são consumidas de formas diferentes, por exemplo: Na França e em alguns países mais mediterrânicos, ou como nos EUA, consome-se mais em restaurantes, a salada é servida como primeiro prato ou antes do prato principal, como uma espécie de aperitivo (mas não em casa, nem mesmo quando se consome uma comida rápida). Em Portugal, ou Brasil assim como alguns países tropicais. Tanto em restaurantes como em casa as saladas (e suas variantes) são servidas como um acompanhamento do prato principal, ou até como prato principal, enquanto que o primeiro prato é muitas vezes a sopa.


Pois agora só voz falta falar de outra salada, que em muitos países é conhecido por Macedônia de frutas. O nome com o qual apelidou estas misturas de frutas vem do político-militar de Alexandre, o Grande (“356-323 AC,” Império “macedônio”), o contexto histórico e geográfico em que alternam as raças e culturas, línguas e tradições. Este cocktail real dos povos e das nações foi o modelo para que no final do século XVIII, as saladas de frutas adquirissem o nome de Macedônia (pela sua variedade de frutos).Todos sabem que a salada de frutas é uma combinação de frutas variadas cortadas em pedaços pequenos, que é temperado com açúcar, licor ou suco de fruta. Em alguns países as saladas de frutas são sobremesas com a combinação de salada de frutas e sorvete. Em Portugal em tempos remotos ( pelo menos na minha terra “Gafanha do Carmo”)nos casamentos era uma das sobremesas mais requisitadas ( no tempo que se montava barracas nas terras para realizar o repasto da boda ), velhos tempos. Nos acampamentos dos escuteiros, também era uma das sobremesas que se fazia muito ( possivelmente por ser um prato muito nutritivo e fácil de fazer ) e lembro-me bem do meu grande amigo Domingos Vilarinho como ele gostava, ainda hoje ele e um grande apreciador desta sobremesa. E que não gosta de uma boa salada de frutas!!!!

Não vou-voz dar uma receita pois penso que despensa isso, vou dar-voz só um conselho usem o mais variável de fruta que poderem e usem pouco açúcar.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares