Sopa de vinhodalhos


Marinada tipicamente Portuguesa, outrora levada para Índia pelos marinheiros na época dos descobrimentos, onde deu origem a um prato o Vindalhos. Trata-se de uma marinada a base de vinho,alho,sal e especiarias, na qual se coloca as carnes a tomar gosto pelo menos durante dois dias. Esta marinada é praticamente obrigatória nos pratos de Coelho. Nas Gafanhas era muito usada noutros tempos para temperar certas carnes de porco, mais na altura das matanças do porco, na qual sé colocava as tripas e bucho ( depois de bem lavadas ), os coiratos nesta marinada, possivelmente para conservar por mais tempo as carnes ( ainda não existia as arcas congeladoras ), assim como o resto das carnes do porco em sal grosso ( salgadeira ). Na Gafanha do Carmo ( minha aldeia ), ainda hoje se utiliza os vinho-de-alhos,  actualmente não feito em casa mas comprado em talhos ou na "Praça" ( mercado tradicional realizado todos os sábados na Gafanha da Nazaré )

Estes vinhodalhos vieram da Gafanha do Carmo, mais propiamente do TalhoFaty ( Mario da Fátima ), que-os-faz muito bem. Querendo pode fazer em casa basta arranjar tripas, bucho e coiros de porco e por em vinho tinto ( preferencia ), alhos esmagados, sal grosso e uma pitada de pimenta durante alguns dias mexendo de vez em quando.

Ingredientes

500 gramas de vinhodalhos escorridos
1 morcela ( tanbem do Mario da Fátima )
1 churiço de carne (tanbem do Mario da Fátima )
1 cebola, descascada
3 cenouras, descascadas
500 gramas de batatas, descascadas
200 gramas de Massa meada
1 molhe de couves Portuguesas, lavadas
sal

Preparação

Numa Panela alta ponha em água fria todos os ingredientes, os vinho-de-alhos aos pedaços, os enchidos inteiros, as cenouras,e as batatas cortado em quatro,a cebola ao meio, as couves inteiras e por cima a massa meada, levante fervura e retifique o tempero de sal e deixe em lume brando até cozer. Quando estiver cozido retire os enchidos para cortar em troços e ponha novamente na sopa.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares