Sardinhas assadas


É com certeza um dos pratos mais típicos de Portugal, de norte ao sul, de leste ao oeste se prepara de varias maneiras, mas a mais popular são as grelhadas na brasa ( ou assadas ), em cima de uma fatia de broa, com salada de pimentos,batatas cozidas, salada de tomates, como queiras, enfim são sardinhas, e sendo portuguesas ( únicas no mundo com certificado de qualidade ), são uma maravilha, tem um cheirinho e gosto a mar que nos faz água na boca.
Em Benavente (Portugal ) a sardinha assada se tornou numa festa da vila onde vão pessoas de todo o país. Esta é uma festa realmente de Amizade onde os habitantes de Benavente tem todo o gosto de receber as pessoas que queiram passar um dia animado e diferente. E friso para quem gosta da Sardinha assada. No Sábado à noite ( dia da festa ),há Sardinhas, Pão e Vinho de borla para todas a gente. Há fogareiros numa rua que vai de uma ponta à outra de Benavente e durante toda a noite vão reabastecendo. São mais de 5000 Kg de Sardinhas e Litros de Vinho e uns quantos Pães. Claro que eu aqui não tenho um fogareiro ( vivo num apartamento ), mas não deixei de comer umas sardinhas, e com certeza são portuguesas ( pescadas pelo meu cunhado Fernando Calisto, trazidas para aqui dentro de um garrafão plastico com água do mar "congeladas" ).

Ingredientes

sardinhas ( de preferencia Portuguesas )

sal grosso

Preparação

Passar as sardinhas por água fria ( sem as lavar ) e salpicar com sal grosso, por a grelhar ( neste caso usei um grelhador elétrico ), virando para grelhar dos dois lados.
Sugestão para servir
Com batatas cozidas com a pele e uma boa salada de tomates

Bom Apetite

Obs: Uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa

Comentários

Mensagens populares