Rojões à moda do Minho


Prato tipico da região do Minho norte de Portugal. E um prato com vários ingredientes de porco, carne cortada aos quadrados, ( rojões )tripas enfarinhadas, chouriço de sangue com cebola,figado e sangue. Receitas mais antigas incluem bolacho e castanhas, hoje em dia emprega-se batatas ( de preferencias novas ). No Minho e servido com arroz de sarrabulho ou papas de sarrabulho.

Ingredientes

1 kg de carne de porco
250 gramas de tripas enfarinhadas
1 chouriço de sangue ou sangue cozido
1 kg de batatinhas novas
2 dentes de alhos
1 colher( das sobremesa )de colorau
2 folhas de louro
1 colher ( das de café ) de cominhos
100 gramas de pingue de porco
1/2 copo de vinho ( branco ou tinto )
1/2 limão
sal

Preparação

Corta-se a carne aos pedaços regulares, na qual se tempera com sal e pimenta, alhos esmagados, colorau, os cominhos, o sumo de limão, o louro e o vinho, mistura-se tudo muito bem e deixa-se a tomar temperos 24 horas ( durante este tempo deve-se mexer pelo menos 2 vezes ). Põe-se o pingue num tacho e logo que derreta, deitam-se os rojões que se deixam aloirar de todos os lados. Entretanto cozem-se as batatas em água temperada com sal ( não cozer muito ), retira-se os rojões e aloirar as batatas no mesmo pingue, retire e frite o chouriço de sangue e as tripas enfarinhadas, reserve, limpe as migalhas do pingue e reserve para fazer o arroz. Volte a por os rojões no pingue adiciona-lhe um pouco da marinada em que estiveram, tapa-se o tacho e deixa-se cozer em lume brando. feito isso junte com as batatas, as tripas farinhadas e os chouriço de sangue e ponha numa travessa para servir. Com as migas que retirou faça um arroz, podendo por um pouco de chouriço de sangue esmagados.

Preparação do arroz

Num tacho pequeno ponha as migalhas com um pouco de azeite e levante fervura, acrescente o arroz e 3 copos de água ( verificar o sal ), deixar cozer, deve ficar um pouco malandrinho.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares