Ratatouille


Estava eu aqui com a Maria a ver o filme na qual este prato tem um certo destaque, ai começou a minha curiosidade, e como o meu trabalho e entregar produtos em vários hotéis comecei a pesquisar com os cozinheiros destes de como se faz. Assim fiquei a saber um pouco deste prato que tem origem na cidade de Nice possivelmente no século XIII. Um prato muito simples a base de legumes ( pois nessa altura era o alimento que os camponeses mais tinham), que no século XVIII se fazia muito, mais propriamente em Provence ( França ) e com influências Italianas e Espanholas. O nome significa "picar" ou "triturar", vendo bem as coisas trata-se de um "salteado de legumes". Em francês "Ratatouille" ( substantivo em feminino ), trata-se de uma especie de sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos muito lentamente em azeite. Assim sendo obtive esta receita que tanto pode ser feita numa panela ao lume ou numa travessa ao forno, claro que ao forno e mais vip, mas ao lume o seu sabor fica mais ente-ficado e é o mais parecido com a receita original. Visto isso tudo obtive a receita que não podem faltar berinjelas e tomates ( ingredientes obrigatórios ) o resto dos legumes se pode alterar, conforme o gosto. Resolvi fazer e aqui esta resultado.

Ingredientes

1 beringela grande ( deixe durante 1 hora cortada em sal grosso para largar a àgua )

2 curgete

3 tomates

2 cebolas medias

1 pimento vermelho

2 dentes de alho

1 pacotinho de ervas de Provence

salsa

sal

pimenta

azeite

Preparação ao lume

Numa sertã bem grande com azeite em lume fraco ponha a cebola e o alho picados até a cebola ficar translucida, acrescente as ervas e a salsa picada e mexa, acrescente os legumes todos cortados (curgetes as rodelas, pimentos as tiras e a berinjelas "lavadas do sal" as rodelas ou aos cubos ), tempere de sal e pimenta e vá mexendo sempre ate cozer por ultimo acrescente os tomates aos cubos e refogue mais 10 minutos. Sirva bem quente como acompanhamento ( carne ou peixe ) ou simples.

Preparaçao no forno

Depois de alourar a cebola e os alhos ponha numa travessa de ir ao forno por cima ponha os tomates as rodelas e logo os legumes ( as rodelas ) intercalados em escadinha, por cima tempere com as ervas, salsa picada,sal e pimenta. Regue com azeite e cubra com papel alumínio, vai ao forno lento ate cozer.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares